Área de concentração:  Educação Matemática e Formação de professor

A relevância do Curso de Especialização em Educação Matemática: fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino-aprendizagem da Matemática se dá por proporcionar ao profissional licenciado em Matemática formação específica para atuar no Ensino Básico e Superior, no que se refere às Tendências e Temáticas atualmente discutidas no campo da Educação Matemática, de modo que ela possa ser vista como um meio de observar a Matemática em si própria com o intuito de potencializar formas de conhecê-la e fazê-la.

Linha de pesquisa 1 – Formação de professor

Propiciar aos pós-graduandos reflexões acerca dos saberes constituídos na prática cotidiana da ação educativa a partir dos referenciais teóricos produzidos pelas diferentes ciências, no propósito de favorecer o desenvolvimento profissional do professor e uma formação para a pesquisa.

Linha de pesquisa 2 – Educação Matemática

Propiciar aos pós-graduandos reflexões sobre o movimento da Educação Matemática, cujo fundamento está no princípio de que todos podem produzir matemática, em suas diferentes expressões, utilizando para isso, as novas tendências em Educação Matemática nas matrizes curriculares dos ensinos fundamental, médio e superior.